segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inspiração

 

Inspirar. Expirar.  Mais do que dois verbos que nos acompanham por toda a vida, eles sintetizam o processo da respiração na maioria das formas de vida que conhecemos. A prova mais prática para saber se estamos vivos ou não. Pelo menos no lado fisiológico da questão.

Se por um lado são raríssimas as vezes em que deixamos de respirar (apnéia, por exemplo), por muitas vezes deixamos de inspirar, ou melhor, de nos inspirar. Passamos por perídos que chamamos de “sem inspiração”, uma falta de motivação e criatividade que acho díficil de definir. É a tragédia dos artistas, que geralmente dizem depender mais dela do que a maioria das pessoas. Mas talvez, isso possa não ser assim tão diferente.

 

Eu não sou artista. Me declaro um admirador da arte, de umas mais e de outras menos. Mas é verdade que me vejo atraído, meio que magnetizado por ela, seja ela da forma que for. O que eu quero dizer é que quem paga minhas contas não é a arte, o que me levaria a crer que eu não seria tão dependente da inspiração para atingir qualquer nível de sucesso profissional ou realização pessoal.

Mas o que constatei há poucos dias atrás vai um pouco de encontro com a afirmação anterior. Na janela do trem que me leva do trabalho à casa, percebi que a inspiração estaria menos ligada à arte do que pensava antes. Depois de me encontrar sem inspiração para as pequenas doses de arte que vivencio ( arranhar o violão, assistir um bom filme, escutar música, e até escrever textos para o blog), percebi que não me via inspirado a fazer outras coisas também. Dedicar-se ao trabalho, praticar esportes, sair pra jantar, conversar com as pessoas, etc. Estar inspirado talvez seja estar em um estado espírito que te motiva a fazer tudo, não só a compor uma bela canção ou escrever versos que emocionam.

 

Isso tudo me lembou de várias e várias conversas com grandes amigos, que também são fascinados pela música. Discutíamos, entre outros assuntos, estilos e “metodologias” de composição de grandes compositores brasileiros, arranjos, melodias, harmonias e claro, o resultado disso quando nos arriscávamos a fazer canções. E me lembro que por muitas vezes, dizíamos que a inspiração, hesitante, era fruto não só do ambiente que nos rodeia, mas de nós mesmos em geral. A questão era colocarmo-nos inspirados, nos inspirarmos. E isso cada um deve saber como fazer. Não existe regra ou passo-a-passo já pronto. A passividade de esperar a inspiração chegar deveria dar lugar à atitude de fazer com que ela surja em nós mesmos, pelo máximo de tempo possível. Concluí então, que os dias em que experimentava a famosa “falta de inspiração” podiam ser consequência deles mesmos, que obviamente foram lineares e pouco inspiradores.

 

Hoje é o primeiro dia de férias, e prentendo disfrutá-las ao lado das pessoas mais especiais em minha vida: minha família e meus amigos. Definitivamente, são as pessoas que me inspiram. A trabalhar 5 dias por semana, a passar frio e sentir saudade, a passar horas em lojas para comprar presentes. O que te faz inspirado?

4 comentários:

  1. ótimo texto Marcelinho!! Concordo plenamente que inspiração deve estar, ou no mínimo, pode estar, em tudo uq fazemos. E sempre qdo me vejo ausente "dela", me lembro do sorriso dos meus pais e dos meus amigos, quando se sentem orgulhosos de mim por algum motivo. Beijos menino

    ResponderExcluir
  2. Querido, compartilhamos da mesma idéia de nos inspirarmos de nós mesmos...delegar para outrem é arriscado, pois coloca nossas possibilidades de felicidade em mãos alheias, ou mesmo cruel, vez que exige que o outro seja sempre inspirador, cqc....
    Eu me inspiro com a sua linda inspiração em escrever coisas lindas neste espaço... beijo meu Mamaaa

    ResponderExcluir
  3. "Estar inspirado talvez seja estar em um estado espírito" e "se inspirar" nem sempre é assim tão fácil.
    Mas tbm acho que é possível.
    Esse tempo sem inspiração, é sempre tempo de pensar..
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  4. Certamente, a inspiração é o estado de maior produtividade do homem. Quando sentimos uma espécie de trilha sonora nos embalando durante o dia e nos dá sentido... nos aguça os sentidos!

    ResponderExcluir

E aí?